Sélectionner une page

Don Foresta

Don Foresta é artista e pesquisador especializado no estudo do uso de novas tecnologias como instrumento criativo. Há 25 anos, tem trabalhado no desenvolvimento da internet como ferramenta artística e, atualmente, coordena uma rede online para experimentação nas artes, na educação e na cultura. Com nacionalidades francesa e norte-americana, Foresta é graduado pela University of Buffalo (USA) e doutor em Ciências da Informação pela Sorbonne na França.

Nascido em Buffalo, Nova York, Don foresta é mestre em História pela Johns Hopkins, School of Advanced International Studies.  Doutor em Ciencias da Informação Universidade Paris II (Sorbonne-Panthéon), foresta é naturalizado francês desde 1996.
Em 1961, Foresta entra para o serviço diplomático americano. Várias funções lhe foram confiadas na África, em Washington e Paris. Após ter ocupado o posto de Director do Centro Cultural Americano em Paris de 1971 á 1976, deixa a função diplomática. Obtem então da Fundação Rockefeller uma bolsa para realizar sua primeira criação em vídeo para a Public Broadcasting Service em colaboração com o videasta Nam June Paik. Em 1976 Foresta cria o departamento arte-vídeo na Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs e, atualmente, é professor de interação multimidia na Ecole Nationale Supérieure d’Arts, Paris/Cergy. Foresta é também Pesquisador associado ao departamento de mídia comunicação da London School of Economics. http://www.donforesta.net/

 

Eduardo de Jesus

 


 

Eduardo de Jesus é graduado em Comunicação Social (PUC-Minas), mestre em Comunicação (UFMG) e doutorando na ECA-USP. É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-Minas onde integra a equipe do CEIS – Centro de Experimentação em Imagem e Som. Faz parte do Conselho da Associação Cultural Videobrasil. Coordena e atua como curador dos projetos “Circuito mineiro de Audiovisual” e “Imagem-pensamento”.

 

 

 

 

 

Carlos Henrique Falci

 

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, com a tese “Condições para a produção de cibernarrativas a partir do conceito de imersão”. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: ciberliteratura, narrativa hipertextual, criação literária em meio digital, arte digital e comunicação. Em 2002 organizou, conjuntamente com outros autores, o livro “Cultura em fluxo”, pela Editora da PUC Minas.

Datas: 02.07.09

Horário: 9h – 12h

Local: Auditório UFMG

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro – Belo Horizonte